
O que são personas? Entenda de forma simples e rápida!
Saiba o que é persona e sua diferença para público-alvo
- Edgard Nishimura
- setembro 5, 2019
Mas antes de tudo, quem é essa tal de Persona!?
Então, o que são Personas? Pergunta que não se quer calar!
Com certeza, essa palavra aparece diversas vezes no mundo do marketing digital, existem vários conteúdos sobre o tema na internet, e isso é bom, porque você consegue absorver muita informação, principalmente no que diz respeito a Marketing Digital.
O que seria de nós sem esse maravilhoso mundo virtual, não é mesmo?
Vou tentar explicar do jeito mais rápido, simples e claro possível, espero que assim possa contribuir com minha parte a respeito no assunto.
Bom, Persona é um personagem fictício com uma bela pitada de realidade, isso mesmo, você pode criar uma Persona para seu negócio, às vezes, pode ser necessário a criação de duas ou até mais, tudo vai depender do produto/serviço que você oferece.
A Criação de uma persona é algo de extrema importância para a estratégia de Marketing Digital da sua empresa, para que cada ação tenha um ótimo desempenho você não pode abrir mão disso.
Mas afinal de contas, qual a diferença entre Público Alvo e Persona?
O Público Alvo é algo muito amplo, e isso acaba atrapalhando o processo, além disso, você precisará investir muito mais para tentar peneirar o que vale a pena para o seu negócio. Já a Persona é aquele cliente perfeito para sua empresa, e você irá cria-lo com base em dados captados de várias fontes. Quando você sabe para onde apontar, fica muito mais fácil de atingir o alvo, ou seja, com essa maravilhosa estratégia você conseguirá criar campanhas de marketing muito mais eficazes, gerar conteúdos relevantes para elas e isso é maravilhoso!
Além disso, ajuda também na tomada de decisões sobre um determinado Produto/Serviço.
Quando você fala com quem realmente interessa, seu retorno é muito maior!
Então para reforçar, criar uma persona é algo de extrema importância na construção de uma estratégia de marketing digital da sua empresa, por que é com ela que suas ações passam a ser mais assertivas e com isso você evitará gastar muito dinheiro e terá uma oportunidade maior em vendas.
Com uma persona definida, você irá atingir o seu alvo de forma eficaz, falará a língua do público, irá vender seu produto/serviço para quem está realmente interessado ou que tem grande interesse.
Veja como você poderá criar a Persona ideal para o seu negócio!
Bom para você criar a sua Persona, você pode utilizar várias fontes de dados, como as do Google Analytics e do Facebook Audience-Insights para fazer as suas análises, você também pode utilizar fóruns para ver o que as pessoas estão falando sobre determinado produto/serviço, e isso é muito legal, pois também geram insights!
Você pode também fazer uma análise em anúncios que tenha feito no Adwords e no Facebook ADS, como também utilizar dados da sua própria empresa ou até mesmo através de uma pesquisa ampla de mercado, isso é muito importante, para identificar de forma mais precisa o perfil da sua persona, tem um custo um pouco elevado para pequenos empreendedores, mas para quem pode investir, vale muito a pena! Segue aqui uma sugestão para pesquisa de mercado, a www.mindminers.com, legal que com ela você trabalha 100% on-line, monta sua pesquisa como quiser, ela tem a sua parte gratuita e com isso pode você conhecer e entender melhor a ferramenta e obter algumas respostas, e isso é de grande valor.
Assim que você absorver todas essas informações, basta peneirar, e assim obterá os dados essenciais para montar o que seria a sua Persona Ideal!
Informo que para a criação de uma Persona Perfeita será necessário fazer teste para lapidar o que seria ideal, é um trabalho de médio a longo prazo, mas é algo que quando concluído se torna perfeito e eficaz!
Procuramos aplicar nossas ações dessa forma, criamos a Persona para empresa, e com base nas informações conseguimos direcionar melhor as campanhas, gerar conteúdos relevantes e assim atingir todos os objetivos!
Então antes de tudo, não se esqueça, crie sua Persona.
